Rua Fortunato Ferraz, 1042 - São Paulo - SP 11 3181-8975 11 99616-5423

Água e Saúde

Água e Saúde

VOCÊ CONHECE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O CORPO, A SAÚDE E O BEM ESTAR?

Além de importante para a higienização, a água corresponde a maior parte do nosso peso corporal.

Você sabia que no dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em 2018, o lema escolhido é “Saúde universal: para todos, em todos os lugares”. Segundo a Organização Mundial de Saúde, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Por isso, a saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.

E um dos recursos essenciais para a saúde como um todo é a água. Ela é vital pois cerca de 60% do peso corporal do ser humano é formado por água, que também exerce várias funções em nosso corpo como compor as células e proteger os tecidos corporais; constituir o sangue, atuando no transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios; ajudar a desintoxicar o organismo, transportando as toxinas que devem ser eliminadas até os rins e sendo essencial para um bom funcionamento do intestino; participar de funções relacionadas aos nossos sentidos, como visão, por exemplo, já que os olhos são envolvidos por líquidos, que refletem a luz; ajudar a regular temperatura corporal através da transpiração; ajudar em alguns casos a aumentar a sensação de saciedade durante dietas redutoras; lubrificar as articulações e fazer parte da composição de nossos músculos.

A água potável para o consumo humano é um assunto de grande importância para a população. Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a água potável e o saneamento como direito humano essencial para o pleno gozo da vida e de todos os outros direitos humanos. O acesso à água limpa e potável é essencial para a manutenção da saúde. Consumir ou preparar alimentos com água contaminada pode ocasionar diversas doenças, como a hepatite A e as parasitoses intestinais. Quem não tem acesso à água tratada deve sempre filtrar e ferver a água antes de seu consumo para eliminar agentes nocivos.

Além disso, o ato de higienização das mãos que parece simples, ainda é subestimado pelas pessoas.

E, pensando além da saúde individual, a água é um recurso essencial para a humanidade, que deve ser preservado. Use sempre que preciso, mas de forma consciente, evitando o desperdício cotidiano.


Whatsapp Acquadomini Whatsapp Acquadomini